Voltar ao Índice de Notícias

Adeus ao Grande Mestre Yockichi Kimura

10/03/2010

Faleceu na madrugada da última Segunda-Feira (8) o Professor Yockichi Kimura, 9° Grau. A despedida ao já saudoso Mestre aconteceu no Velório Municipal de Mogi das Cruzes, e o corpo foi sepultado às 17 horas da mesma data no Cemitério Municipal da Cidade. Aos familiares, parentes, amigos, alunos e ex-alunos do Sensei Kimura o nosso abraço fraterno e a nossa palavra de pêsames.
Abaixo, um breve histórico do Prof. Kimura e do Judô Mogi das Cruzes (texto extraído do site www.judoclubemogi.esp.br , no qual há mais informações).



Em 1933, a Família Kimura chegou no Brasil para trabalhar na lavoura, no interior paulista. As atividades marciais orientais eram restritas, na época, ao Sumô e Judô. Assim um dos filhos da família, Yockichi Kimura, iniciou seu treinamento de Judô com o mestre Miyajima.
Mais tarde, devido a mudança para a cidade de Bastos, Kimura sensei passou a treinar com o mestre Wasai, tornando-se um dos melhores discípulos daquela academia. Suas atividades profissionais obrigaram sua mudança para a cidade de Paraguaçu Paulista, onde residiu durante 18 anos, também ensinando Judô.
Finalmente, em 1957, transferiu-se para a cidade de Mogi das Cruzes onde reside até hoje.
Em Mogi das Cruzes iniciou suas atividades no comércio da cidade com uma loja de calçados. Nessa época tornou-se o primeiro professor de Judô da Escola Estadual Dr. Washington Luís.
Com o progresso e o aumento da população, o professor Kimura sentiu a necessidade de Mogi das Cruzes ter uma academia de Judô, o que seria uma tarefa muito difícil. Assim, com alguns alunos, seu amigo Armando Shigueaki Edagi e familiares uniram suas forças para, no mês de Outubro de 1972, fundarem o
JUDÔ CLUBE MOGI DAS CRUZES, com sede na Rua Professor Flaviano de Melo, nº 1032, centro.
Três anos mais tarde, em 1975, surgiram os primeiros resultados, conseguindo dois campeões paulistas.
Em 1977, diante do aumento de alunos, o
JUDÔ CLUBE MOGI DAS CRUZES transferiu-se para uma nova sede, alugada, na Rua Dona Fausta Duarte de Araújo, nº 23, onde permaneceu por duas décadas.
No mês de maio de 2004, realizando um sonho há muito perseguido, o
JUDÔ CLUBE MOGI DAS CRUZES, instalou-se em sua sede própria, localizada na rua Benedicto Milton de Souza Mendes, nº 51, Alto do Ipiranga.
Nestes longos anos de atividade, o
JUDÔ CLUBE MOGI DAS CRUZES revelou vários campeões paulistas, brasileiros, pan-americanos, e quem sabe, futuros campeões olímpicos.
Porém, o objetivo do
JUDÔ CLUBE MOGI DAS CRUZES, seguindo fielmente os ensinamentos deixados por Jigoro Kano, é de não formar apenas campeões/atletas, mas verdadeiros Homens, íntegros e educados, complementando a educação do lar, por meio da Filosofia do Judô.