Voltar ao Índice de Notícias

Encontro busca fundos para término da construção de abrigo de animais abandonados

16/12/2008

Sob o comando do Chefe de Gabinete, José Jantália, a equipe do vereador Aurélio Miguel realizou no final de novembro último um encontro entre colaboradores e amigos para a arrecadação de fundos visando o término da construção do Lar Transitório Chácara do Cão Abandonado, em Embu-Guaçu. O local receberá cerca de 70 animais entre cães e gatos abandonados que receberão cuidados apropriados e que poderão ser doados. A intenção é que a obra seja finalizada ainda em 2008.

Relembrando...

Em fevereiro de 2007, o vereador Aurélio Miguel recebeu denúncias sobre maus tratos de animais que estariam ocorrendo em um terreno localizado na cidade de Embu-Guaçu na divisa com São Paulo. Conhecido como "Paraíso dos Animais de São Francisco de Assis", o local, que abrigava cerca de 150 cães e gatos, já havia sido interditado pelo Centro de Zoonoses, pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Embu-Guaçu.

Segundo o relatório emitido pela prefeitura embuguaçuense o lençol freático estava contaminado em virtude do depósito de cerca de 1.500 carcaças, além de diversos outros problemas como animais sem vacinação, sem tratamento, doentes e sem alimentação. Ciente dos fatos, o vereador Aurélio Miguel foi ao local indicado para averiguação dos fatos. Com uma série de documentos comprovando efetivamente os maus tratos a animais, Aurélio Miguel entrou com uma ação na justiça solicitando a interdição do local e o afastamento da diretoria da ONG responsável.

Após a intervenção da área, o local ficou sob os cuidados de José Jantália, e mudou para melhor. Bem alimentados, vacinados e cercados de carinho, os animais começaram a ser doados. Agora aqueles que ainda lá permanecem, aguardam o fim das obras para serem transferidos para um novo lar.